segunda-feira, outubro 08, 2007

Confusão de Estágios

Ao que parece a FFUP ainda não de adaptou ao sistema de ECTS, Bolonha e afins... Mais uma vez as coisas foram feitas em cima da perna e como resultado a reunião de estágio de Sexta-feira, dia 28 de Setembro, teve de ser suspensa e remarcada para a Segunda-feira seguinte.

Tudo começou normalmente com os merecidos aplausos para a aluna com melhor média do ano (O Esgoto paroveita para dar os parabéns à FFUPer Rita Guimarães) mas a normalidade não durou muito mais. Continuou-se a chamar os nomes dos alunos, supostamente numa ordem que deveria seguir os seguintes critérios:



CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO PARA COLOCAÇÃO NOS LOCAIS DE ESTÁGIO ( Nº 2 do artº 11 do Regulamento do MICF)





  • 1º - Só poderão inscrever-se em estágio os estudantes a quem faltem, no máximo, 75 ECTS para completar o curso (incluídos os 30 ECTS do estágio). Nenhum estudante pode iniciar estágio sem ter frequentado todas as unidades curriculares do curso.



  • 2º - O primeiro critério de seriação é o número de disciplinas a que o estudante, em 31 de Agosto de 2007, tenha tido aprovação. Neste critério, considera-se que estão em pé de igualdade os estudantes que tenham tido aprovação em 55 ou mais disciplinas.



  • 3º - O segundo critério de seriação é a média do estudante, determinada de acordo com os respectivos Planos de Estudo.



Porém o que se passou é que no encadeamento de nomes alguns alunos acharam um pouco estranho não estarem a ser chamados. Levados então pela dúvida, levantam-se para conferir a lista e procurar o seu nome. Supresa a qual quando encontram os respectivos nomes quase no fim da lista não sendo uma surpresa menor o facto de encontrarem-se ali todos juntos na cauda da seriação a maior parte dos alunos que tinham feito projecto.

Ao que parece os professores tinha esquecido de contar a cadeira de projecto como correspondente a 3 cadeiras. Sim, eles ja tinham tentado diminuir o peso do projecto para o equivalente a duas cadeiras (medida que conseguiu ser impedida) mas, reduzir para uma, pareceu portanto um exagero ainda maior...

Os alunos então protestaram ao que alguns anciões professores(as) responderam que, se a secretária fez a listagem assim, era porque estava correcta e, não só, mas que as colocações em hospitais não seriam alteradas...

Os ffupers mostraram então um lado desconhecido da nossa personalidade ffupiana: bateram o pé, fizeram barulho pelos seus direitos.

Não tendo outra solução a Comissão de Estágios teve que cancelar a reunião. A ajuda do Professor Sousa Lobo para desempacar o resto da comissão foi de grande utilidade.

A reunião seguinte decorreu como seria de esperar e os estágios estão já para arrancar. Não era sem tempo, visto que faculdades como Gandra e Fernado Pessoa ja começaram a estagiar a algum tempo...

Para tirar algumas dúvidas deve-se dizer que: não, isso não nos rouba vagas nas farmácias e hospitais para estagiar porque estas são divididas a priori, mas pior, quem começa mais cedo, acaba mais cedo e entra antes no mercado de trabalho... Aqui sim os nossos problemas começam...

Vamos ver como decorrem os restantes meses de estágio e se não vão haver mais casos (sempre era algo para se escrever e aumentar a frequencia de posts...

No segundo semestre há mais.